Feltragem, a mais antiga técnica têxtil

 

 

    Desde muito tempo que as fibras naturais são utilizadas para produção de tecidos. Linho, algodão, lã e a seda, entre outras, foram e são até hoje em dia muito utilizadas. Hoje mais comumente no setor industrial, mas também através de técnicaes artesanais.

 

    A técnica da feltragem artesanal é o mais antigo processo de fazer o tecido de feltro. Uma arte milenar praticada na antiguidade para se obter tecido, a mais antiga técnica conhecida da produção têxtil.
      A arte de trabalhar a lã na obtenção do feltro é muito antiga e indicações apontam para sua origem na Ásia (Mongólia, na Turquia), onde  os povos nômades entre suas atividades nas tribos, produziam lâ de forma artesanal tanto para o vestuário (roupas, sapatos, mantas) quanto para artigos para a moradia, tapetes e tecidos para as tendas.  Os vestígios arqueológicos mais antigos datam de 600 a.C., sendo encontrados fragmentos de lã em pirâmides no Egito. No entanto, há quem acredite que os homens já conheciam a fabricação do feltro muito tempo antes. 

 

    Inseridas na feltragem artesanal estão, pelo menos, duas técnicas mais conhecidas e distintas: a feltragem com com água e sabão (wet felting) e a feltragem agulha (needle feting) .

 

   A feltragem, para fins de produzir tecido, teve seu desenvolvimento com os avanços da industria e a produção de teares industriais que utilizam agulhas específicas, produzidas especialmente para realizarem o trabalho de entrelaçar as fibras da lã, criando a superfície firme e suave do feltro. 

   
   Na técnica de “água e sabão” as fibras naturais da lã são friccionadas e lubrificadas pela humidade e calor da água e pelo sabão. No processo de feltragem só aproximadamente 5% das fibras recebem a fricção a todo o momento, daí o processo ser contínuo e algo demorado para se atingir por este processo toda a matéria. Normalmente utiliza-se a Lã penteada para esta técnica pela disposição das fibras e por as fibras serem mais lisas e compridas. Como também é mais macia é boa para utilizar em elementos que estejam em contacto com a pele.

 

   Na técnica da “agulha” o feltro é obtido com o uso de agulha especial que consiga produzir o efeito de entrelaçar as fibras sem uso de água e fricção. A técnica utiliza pura lã natural, geralmente lã cardada. A feltragem com agulha pode ser executada com uma ou mais agulhas em uso simultâneo, com uso de acessórios espefícios, criando-se peças tridimensionais ou planas, para vestuário e decoração. A versatilidade da técnica e o maravilhoso resultado nas peças produzidas estão fazendo da feltragem a seco uma técnica muito procurada em todo o mundo. No Brasil, a feltragem ainda é pouco conhecida, com poucos profissionais em trabalhos manuais, autodidatas especializados, principalmente  na produção de elementos decorativos para ambientes.

 

      No Atelier Feltrados com Amor utilizamos a técnica da feltragem a seco, com agulhas para feltragem. Utilizamos agulhas de calibe diferentes com pontas distintas para obtenção de efeitos específicos às peças. Sobre as agulhas, suas diferenças e usos, falaremos num próximo post.

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Post em Destaque

Feltragem, calor para os dias frios! Segurança para sua família.

June 6, 2017

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivos
Please reload

Encontre aqui
Please reload

Siga-nos
  • Pinterest Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square