Sobre o Ateliê Feltrados com Amor

   No ano de 2007 eu, Fernanda Faraco d´Eça Neves, proprietária do Ateliê  virtual Feltrados com Amor, vi pela primeira vez, na casa de um amigo uma peça feltrada, era  uma coroa de páscoa para pendurar na porta  e enfeitar a casa. O trabalho era maravilhoso, uma arte feita em lã de carneiro. Fiquei encantada. Um ano depois, através de dicas recebidas por um outro amigo, colega do curso de Pedagogia Waldorf, e entusiasmada com a possibilidade de fazer peças com tamanho encantamento, adquiri o material básico necessário para começar e comecei. Com duas agulhas apenas, algumas poucas meadas de lã e muita criatividade e coragem.

   Com o passar do tempo e a dedicação sempre crescente me impulsionaram a comprar outras cores de lã, aumentando as possibilidades na feltragem. Viajei para a cidade de São Paulo para comprar lãs na Dona Enriqueta,  mandei buscar pelo correio do Rio Grande do Sul, na Fiolã outras cores, pq na minha cidade não se vende. Passei a produzir peças em feltragem para mesas de época da classe de maternal onde eu era professora e para presentear pessoas amigas.

    Muitas pessoas que viam minhas peças, em bazar e feiras, me procuravam querendo aprender. Então, em 2012 surgiu a primeira série de oficinas. Foram 4 meses de aulas semanais onde ensinei desde as peças mais simples, sem o uso de agulhas, usando somente as mãos em entrelaçamentos de meadas produzindo peças leves ideais para decorar ambientes onde crianças bem pequenas frequentam, até peças bem complexas, aramadas e bastante detalhadas e com o uso de agulhas próprias para feltragem, daí surgiu a Feltrados com Amor. De presente, ganhei de meu marido, a filmagem das 3 primeiras aulas (no YouTube: Curso de Feltragem com Fernanda Neves). 

    As oficinas continuaram no primeiro semestre de 2013, mas eu adoeci e tive que fazer uma revolução da minha vida. Mudar hábitos em todos os aspectos da vida e com isso precisei me afastar, ainda que temporariamente, do trabalho, mesmoo de feltragem. 

   Em 2014, com a saúde um pouco mais equilibrada, mas ainda instável, voltei ao trabalho com feltragem como terapia, passei a receber várias encomendas para aniversários, decoração, lembrancinhas e presentes e aos poucos novos interesses por oficinal surgiram, em escolas da Pedagogia Waldorf e eventos (Encontro Sul de Micael). 

     Em 2015, facilitei oficinas em dois grupos mensais, um círculo fixo de aulas  e outro com oficinas abertas no Bazar da Escola Anabá, ao longo de todo o ano. No meio deste ano, a demanda de material era tanta, e o apelo de pessoas  em todo o Brasil, por aulas, que decidi criar o Ateliê (virtual) Feltrados com Amor para disponibilizar Tutorias com aulas gratuitas (YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCJDIxq7-OPLFXZKwWEwKJXA) e a venda de material para feltragem a seco.

   A loja virtual ainda é pequena, mas tem o básico para quem deseja iniciar e encontrar num mesmo local o material necessário para isso e nela também vendo minhas peças. 

    O trabalho é intenso e diário, todo ele é realizado por mim: produção de peças, organização do material para loja e as oficinas (presenciais), produção dos videos com os tutoriais, oficinas presenciais, gerenciamento do site e da loja, exposição em feiras e bazar, oficinas em eventos. Mas, faço com muito amor e respeito a cada pessoa que me procura, que frequenta minhas oficinas, os círculos de aulas, ao vivo ou via eletrônica.

    Desejos poder facilitar a vida das pessoas que se interessam pela feltragem e não sabem como começar. Eu recebi ajuda e dicas no início e hoje meu trabalho está focando em ajudar quem está nesse caminho.

 

   SEJAM BEM VINDOS AO Ateliê Feltrados com Amor e Obrigada por tornar-se parte dessa história.

 

  Siga-nos                               

  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square